O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a prioridade da Casa no segundo semestre será a votação do projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para contribuintes que recebem até R$ 5 mil mensais (PL 1087/25). Segundo Motta, a proposta representa um avanço em “justiça tributária” e pode beneficiar milhões de brasileiros.
Em entrevista especial ao programa A Voz do Brasil, que completou 90 anos, o parlamentar também destacou que temas como segurança pública, inteligência artificial, educação e renegociação de dívidas previdenciárias de estados e municípios estarão no centro das discussões legislativas. Comissões especiais já foram criadas para tratar desses assuntos.
No balanço do primeiro semestre, Motta citou a aprovação da PEC da Segurança Pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a criação da Comissão do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e do grupo de trabalho sobre inteligência artificial. Outro destaque foi a PEC 66/23, que trata da renegociação de dívidas previdenciárias e reestrutura os pagamentos de precatórios, ampliando a capacidade de investimento em áreas essenciais.
O presidente da Câmara também mencionou a aprovação da chamada "Lei da Reciprocidade", que autoriza o Brasil a reagir a tarifas comerciais impostas por outros países, como os Estados Unidos. Ele afirmou que o Congresso está pronto para atuar, inclusive com convocação extraordinária, em defesa dos interesses econômicos do país.