A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), realiza nesta quarta-feira (2) dois leilões públicos de sucatas de veículos apreendidos e não reclamados dentro do prazo legal. Os certames acontecem de forma totalmente online e fazem parte do programa “Pátio Livre”, que busca liberar espaços ocupados nos pátios das delegacias.
O primeiro leilão começa às 10h e é regido pelo edital DETRAN/DEGEPOL/DPCIN 002/2025. Ao todo, serão leiloados 38 lotes, reunindo 120 itens classificados como sucatas aproveitáveis, mas com motor inservível. Os veículos foram retirados das dependências da 5ª Delegacia Regional de Polícia de Macau e da 61ª Delegacia de Guamaré.
Já o segundo leilão está previsto para as 11h e segue o edital DETRAN/DEGEPOL/DPCIN 003/2025. Nesse certame, serão ofertados 71 lotes, somando 178 itens que estavam sob custódia da 4ª Delegacia Regional de Polícia de Pau dos Ferros.
De acordo com o Detran, apenas empresas de desmontagem registradas junto ao órgão executivo de trânsito estadual ou distrital podem participar, conforme determina a Lei nº 12.977/2014. O cadastro deve ser realizado no site www.lancecertoleiloes.com.br com antecedência mínima de 72 horas, mediante envio da documentação exigida.
A visitação dos lotes foi disponibilizada nos dias 30 de junho e 1º de julho, das 8h às 16h, no pátio credenciado do Detran localizado na Avenida Centenária, nº 1000, bairro Aeroporto I, em Mossoró. A inspeção é apenas visual, sem manuseio ou retirada de peças.
Segundo a PCRN, a iniciativa tem o objetivo de dar destino adequado aos veículos que permaneciam armazenados nas delegacias, além de promover a recuperação de espaços públicos e otimizar a gestão administrativa. A medida é regulamentada por um acordo de cooperação firmado entre o Tribunal de Justiça do RN, o Ministério Público, o Detran e a Polícia Civil.
Mais informações podem ser consultadas nos sites do Detran/RN e da empresa leiloeira, ou pelo e-mail comissaodeleilao@detran.rn.gov.br.
Tags
leilão