Operação retira animais em situação de maus-tratos e fiscaliza área de mangue na Zona Oeste de Natal |
Ação conjunta do Ministério Público, Prefeitura e forças de segurança vistoria ocupações irregulares e resgata cavalo em condições precárias.
Uma operação integrada foi realizada na manhã desta quarta-feira (2) na comunidade de Barra das Quintas, Zona Oeste de Natal, próximo ao quilômetro 6. A ação, coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), contou com equipes da Prefeitura de Natal, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Batalhão de Choque (BPChoque), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Cemurb).
De acordo com a secretária municipal Samara Trigueiro, durante a inspeção foram encontradas diversas situações de irregularidade, como ocupações que avançavam sobre a área de mangue,considerada de proteção ambiental, e casos de maus-tratos a animais. “Não só um cavalo foi localizado em situação muito difícil, mas também porcos mantidos em condições inadequadas. Essa área é protegida e há uma ação judicial que tramita desde 2020. O Ministério Público voltou a requisitar a atuação conjunta, e estamos aqui justamente para cumprir essa determinação”, explicou.
Ainda segundo a secretária, o local apresenta alto índice de criminalidade e é considerado “zona vermelha”, o que exigiu planejamento e reforço policial para garantir a segurança da operação. “Toda a ação foi discutida e organizada com os comandos da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Polícia Civil”, acrescentou.
A operação contou também com a participação da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Dematur), sob responsabilidade da delegada Daniela Filgueira, que realizou inspeções em áreas mais isoladas do mangue. O efetivo utilizou viaturas, motos e apoio aéreo, enquanto equipes avançavam porta a porta nas residências para verificar denúncias.
Entre as primeiras ações do dia, um cavalo em situação de maus-tratos foi resgatado pela equipe, que também vistoriou quintais e retirou estruturas improvisadas dentro da área ambiental. Segundo as autoridades, novas fiscalizações deverão ocorrer nas próximas semanas, com foco tanto na preservação ambiental quanto no combate a crimes ambientais e outras irregularidades.
Mais informações sobre a operação devem ser divulgadas pelo MPRN e pela Prefeitura de Natal ao longo do dia.
Tags
OPERAÇÃO