Retificação do CPNU redefine locais de trabalho e amplia remuneração de cargos do INSS



A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), sob coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), publicou nesta terça-feira (8/7) a segunda retificação do Edital nº 114/2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). O documento traz alterações que visam maior precisão técnica e transparência no processo seletivo, que oferta milhares de vagas para a administração pública federal.

Entre os principais pontos da atualização, está a definição do limite de candidatos aprovados por bloco temático, que passa a ser de até três vezes o número de vagas imediatas ou previstas em cadastro reserva. Além disso, houve correções de localidades, como o ajuste de “Natal - RJ” para “Natal - RN” no cargo de médico cardiologista, e mudanças nos locais de exercício de outras funções.

A retificação também promoveu uma reestruturação e redistribuição de vagas, sem alterar o total geral de oportunidades. No Bloco 1, por exemplo, o cargo de assistente social teve aumento de 26 para 80 vagas, enquanto médico clínico teve redução inversa, de 80 para 26. Já em tecnologia, a área de Tecnologista em Tecnologia da Informação II passou de 9 para 10 vagas.

Outro destaque é o reajuste na remuneração inicial dos cargos de Analista do Seguro Social no INSS, que passa a ser de R$ 8.027,11, podendo chegar a R$ 9.371,31 conforme desempenho. O valor inclui vencimento básico, gratificação de atividade executiva e gratificação de desempenho.

As descrições das atribuições de diversos cargos foram atualizadas, com destaque para funções em inovação biomédica, comunicação institucional, biblioteconomia, arquivologia, pedagogia e ciências sociais. Também houve ampliação dos requisitos de formação em alguns casos, como a aceitação de diplomas em ciências humanas para cargos de Tecnologista e Pesquisador.

Os critérios de avaliação de títulos foram revisados, com novos pesos e tipos de documentos aceitos, especialmente para funções técnicas nas agências reguladoras.

Mais informações e a íntegra da retificação podem ser consultadas na página oficial do concurso: www.gov.br/gestao/concursonacional. A Enap orienta que todos os candidatos revisem atentamente as mudanças antes das próximas etapas do certame.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال