Xarope da Vovó e suplementos de cúrcuma são proibidos pela Anvisa



Agência Nacional de Vigilância Sanitária identificou produtos sem registro e fora dos padrões sanitários; empresas envolvidas não têm autorização para fabricar medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta sexta-feira (18) a proibição e o recolhimento de diversos produtos irregulares no mercado brasileiro, incluindo medicamentos sem registro e um ingrediente alimentar que não atende às exigências legais de fabricação.

Entre os itens proibidos está o "Xarope da Vovó / Xarope da Vovó Isabel", que vinha sendo comercializado sem qualquer tipo de registro, notificação ou cadastro junto à agência reguladora. De fabricante desconhecido, o produto teve todos os seus lotes interditados, e sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, importação e uso foram imediatamente suspensos em todo o território nacional.

A Anvisa também suspendeu três produtos fabricados pela empresa Grupo Nutra Nutri Ltda, que foram identificados em circulação sem autorização sanitária. Os produtos afetados são:

Colágeno + Vitamina C (todos os lotes)

L-Treonato de Magnésio (todos os lotes)

Espinheira Santa (todos os lotes)

Todos esses itens estavam sendo anunciados e vendidos de forma irregular, sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa. Além disso, a empresa não possui Autorização de Funcionamento junto à agência para atuar na fabricação de medicamentos, um requisito legal indispensável para qualquer laboratório ou fabricante do setor farmacêutico.

Alerta para cúrcuma adulterada

A agência também determinou o recolhimento de todos os lotes do produto Curcumyn Long, composto por extrato de cúrcuma longa (95%), fabricado pela empresa Akron Pharma Ltda. A medida foi tomada após uma inspeção sanitária revelar que o produto não atende às especificações técnicas exigidas pela legislação vigente quanto ao seu método de obtenção.

Assim como os demais produtos, a comercialização, fabricação, distribuição, propaganda e uso do Curcumyn Long foram suspensos em todo o Brasil.

Anvisa disponibiliza em seu site oficial uma ferramenta de consulta pública onde consumidores podem verificar se produtos têm registro válido ou autorização de comercialização: consultas.anvisa.gov.br

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال