A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (4), a proibição da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do Glicowatch – Relógio Inteligente para Controle da Diabetes e da Pressão Arterial, fabricado pela empresa GWF Negócios Digitais Ltda.
De acordo com a Anvisa, a medida foi tomada após a constatação de que o produto estava sendo vendido em plataformas on-line, mesmo sem ter eficácia comprovada para medição de glicose ou controle do diabetes. A Agência esclarece que nenhum modelo de smartwatch com essa finalidade possui registro aprovado no país.
Esses equipamentos não passaram por estudos e investigações clínicas que comprovem sua eficácia.
A principal preocupação das autoridades de saúde é com os riscos aos usuários, especialmente aqueles que dependem de monitoramento preciso dos níveis de glicose no sangue. O uso de aparelhos não validados pode resultar em diagnósticos incorretos e comprometer tratamentos.
A recomendação é que consumidores não utilizem o Glicowatch ou qualquer outro produto semelhante que prometa medir glicemia sem aprovação da Anvisa.
Tags
BRASIL