O Rio Grande do Norte está entre os 12 estados que terão empreendimentos incluídos no primeiro leilão de transmissão de energia elétrica de 2026, marcado para 27 de março. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abre nesta quinta-feira (21) a Consulta Pública nº 028/2025 para receber sugestões sobre a minuta do edital.
O certame prevê R$ 3,31 bilhões em investimentos nacionais e será realizado na sede da B3, em São Paulo. No total, cinco lotes de obras serão ofertados, contemplando 661 quilômetros de novas linhas de transmissão, 2.400 mega-volt-ampères (MVA) em capacidade de transformação e cinco compensações síncronas.
Segundo a ANEEL, os projetos devem gerar mais de 9 mil empregos diretos e indiretos. Após a assinatura dos contratos, as empresas vencedoras terão entre 42 e 60 meses para concluir as obras.
O Rio Grande do Norte aparece ao lado de estados como Bahia, Ceará, Minas Gerais e São Paulo na lista de regiões que receberão os investimentos.
A consulta pública ficará aberta até 19 de setembro e a sociedade poderá enviar contribuições pelo e-mail [email protected].
Tags
ECONOMIA