Lucineide Soares da Silva, de 49 anos, enfrenta uma dura batalha pela vida, enquanto aguarda, há mais de um ano, uma cirurgia de urgência para tratar um grave caso de refluxo gastroesofágico. Moradora do bairro de Lagoa Nova, em Natal, ela vive sem condições adequadas de se alimentar, enfrentando diariamente dores intensas e náuseas. Apesar de ter buscado ajuda diversas vezes junto à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ainda não recebeu a resposta concreta de quando será a sua cirurgia.
Lucineide vive uma rotina de sofrimento: há momentos em que sente fome, mas não consegue engolir o alimento, o que tem agravado seu estado de saúde e causado perda de peso.
Sem trabalho, mãe de dois filhos e sobrevivendo apenas com o auxílio do Bolsa Família, ela ainda enfrenta a dificuldade de não ter recursos para comprar os suplementos alimentares que o médico recomendou — um tratamento que custa cerca de R$ 2.500 mil reais por mês e, que deve ser administrado, a cada 8 horas.
“Eu passo mal quase todos os dias. Não consigo comer direito, e às vezes nem água desce. Já fui várias vezes atrás da Sesap, mas ninguém me dá uma resposta. Eu só quero a cirurgia para voltar a viver”, desabafa Lucineide.
Lucineide precisa com urgência da cirurgia para voltar a se alimentar e recuperar sua saúde, e faz um apelo à solidariedade da população e à sensibilidade das autoridades de saúde. Mais do que um procedimento médico, sua luta é pelo direito fundamental à vida e à dignidade.
Assista ao vídeo:
Tags
APELO