![]() |
Feira do Livro de Mossoró celebra 20 anos com grande público na UERN - Foto: Cedida |
A 20ª edição da Feira do Livro de Mossoró terminou, nesta sexta-feira (15), deixando um saldo de encantamento, recorde de público e a certeza de que o evento se consolidou como um dos mais importantes espaços de cultura e educação do Rio Grande do Norte.
Mais uma vez, sediada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a feira reuniu pessoas de todas as idades que lotaram os corredores da Faculdade de Educação para viver intensamente a experiência com a literatura e o conhecimento.
Desde a abertura, na segunda-feira (11), a movimentação já indicava o sucesso da programação. Durante os cinco dias, cerca de 350 escolas visitaram os estandes, proporcionando a milhares de crianças, adolescentes e professores a oportunidade de contato direto com livros, autores e atividades culturais.
“Percebemos o encantamento das crianças ao manusear os livros, muitas vezes um acesso que não existe em casa. Esse contato estimula, abre horizontes e ajuda a formar leitores”, avaliou a professora Maquézia Morais, das redes municipal e estadual de ensino.
Para os autores independentes, a feira foi uma chance de aproximação com o público. “A Feira nos permite trazer os autores para perto do leitor. É difundir a cultura, permitir que ela seja abraçada”, comentou Arusha Kelly, que trouxe do Ceará sua obra sobre literatura de cordel na sala de aula.
Já a estudante Ana Carolina, do curso de Pedagogia da UERN, destacou o evento como um espaço de formação docente: “Vim em busca de livros infantis para trabalhar com crianças no PIBID e também em atividades de reforço. É uma oportunidade única para começar minha trajetória como professora.”
A reitora da UERN, Cicília Maia, comemorou o balanço final da feira. “Foi um evento magnífico e de grande impacto, com a presença de muitas pessoas de todas as idades em busca de livros, conhecimento e aprendizados. Nossa UERN abriu as portas para acolher cada um e cada uma”, afirmou. Para ela, a realização da feira dentro da universidade reafirma o papel da instituição como espaço de cultura, ciência e inclusão social.
Com mais de 13 horas diárias de programação entre palestras, lançamentos, apresentações artísticas e atividades educativas, a Feira do Livro de Mossoró celebrou duas décadas de história com intensidade. “Aqui encontramos pessoas, trocamos experiências e falamos do que mais engrandece o ser humano: o conhecimento”, concluiu Cicília Maia, ao destacar o clima de entusiasmo que marcou os cinco dias de evento.
Tags
EDUCAÇÃO