A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a circulação de uma nova variante da Covid-19 no município de Natal. Trata-se da linhagem XFG, pertencente à variante Ômicron, identificada, pela primeira vez, em três casos no estado, todos na capital potiguar.
A identificação foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN-RN), por meio do monitoramento genômico. Segundo o órgão, essa variante já foi detectada em ao menos 38 países e também em estados brasileiros como Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Segundo nota informativa da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Sesap, a linhagem XFG é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “variante sob monitoramento”. Embora, apresente mutações genéticas, até o momento, não há evidências de que cause formas mais graves da doença ou comprometa a eficácia de vacinas e medicamentos antivirais.
A Sesap reforça a importância da vacinação contra a Covid e ressalta que, pessoas com sintomas gripais, devem intensificar a higienização das mãos e procurar os serviços assistenciais de saúde para avaliação.
Tags
Saúde