As principais companhias aéreas brasileiras vão ofertar pelo menos 111,3 mil voos entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, reforçando a movimentação de passageiros na alta temporada.
A Gol ampliará sua malha em 15%, com cerca de 65 mil viagens, sendo mais de 21 mil para destinos do Nordeste. A empresa retomou ligações diretas para Fernando de Noronha a partir de São Paulo e Recife e aumentará frequências para Aracaju, Porto Seguro e Salvador.
A LATAM terá mais de 2 mil voos extras, totalizando 42,7 mil no período. Entre as novas rotas estão São Paulo (Congonhas)–Teresina e Aracaju; Rio de Janeiro (Santos Dumont)–Salvador e Porto Seguro; Rio (Galeão)–Florianópolis; e Fortaleza–Belo Horizonte (Confins).
A Azul programou 3,6 mil voos adicionais, com foco no Aeroporto de Congonhas e operações para Natal, Fortaleza, Ilhéus, Salvador, Navegantes e Foz do Iguaçu.
Segundo o IBGE, o turismo nacional cresceu 6,1% de janeiro a julho de 2025. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, ampliar a conectividade aérea é prioridade do governo para sustentar o crescimento do setor.
O cenário positivo é reforçado por dados apresentados no Salão do Turismo 2025, em São Paulo: cerca de 55 milhões de brasileiros fizeram ao menos duas viagens desde 2023, 63% mantiveram ou aumentaram a frequência de deslocamentos e mais da metade aumentou o orçamento destinado a turismo.
Entre as políticas públicas voltadas ao setor está o programa “Conheça o Brasil: Voando”, coordenado pelo Ministério do Turismo em parceria com a ABEAR, que busca ampliar a conectividade aérea entre destinos nacionais e estimular negócios no segmento.