![]() |
Foto: Repodução Blog Joel Rei |
Implantado há dez meses no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP+RN) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) trouxe uma economia de aproximadamente R$ 750 mil para a unidade.
O valor foi alcançado porque o hospital deixou de imprimir até dois milhões de páginas, o equivalente a quatro mil resmas de papel, economizando também 20 milhões de litros de água e cerca de 200 árvores, considerando os recursos necessários para a produção do material.
O Walfredo foi a primeira das sete unidades da rede estadual que utilizam o PEP+RN a alcançar a marca de 1 milhão de documentos eletrônicos. Desde a implantação, mais de 70 mil atendimentos foram registrados por meio do sistema, que é utilizado por 1,8 mil profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, dentistas e outros.
O sistema permite atualizar informações clínicas dos pacientes em tempo real, criar alertas inteligentes que apoiam o cuidado clínico e garantir a rastreamento completo de prescrições, exames e condutas. Além disso, o PEP+RN fortalece a governança hospitalar, melhora a disponibilidade de leitos e promove decisões mais rápidas e seguras.
O Prontuário Eletrônico foi desenvolvido em parceria entre a Sesap e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), consolidando avanços na integração e gestão da saúde pública.