Lula discute mudanças no vale-refeição e no vale-alimentação


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros para fechar uma proposta que pode mudar as regras do vale-refeição e do vale-alimentação. A ideia é mexer em pontos que afetam diretamente trabalhadores, restaurantes e supermercados.

Três mudanças estão na mesa: criação de um teto para as taxas cobradas dos estabelecimentos, redução do prazo de pagamento a esses lojistas e a portabilidade gratuita, que permitiria ao trabalhador trocar a bandeira do cartão sem custo.

Hoje, alguns restaurantes pagam taxas superiores a 5% sobre cada transação. O governo quer limitar esse valor a 3,5%, o que significaria uma queda de cerca de 30% nos custos para o setor.

A expectativa é que, com mais concorrência e menos taxas, os restaurantes consigam baratear os preços das refeições, beneficiando diretamente os trabalhadores. A proposta também busca corrigir um problema antigo: os descontos que as operadoras oferecem às empresas acabam virando taxas altas para os restaurantes, que repassam a conta no preço do prato.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال