![]() |
A campanha Setembro Verde, lançada nesta segunda-feira (1°) no Hospital Deoclécio Marques de Lucena. Foto: Sesap |
O Rio Grande do Norte tem 1.043 pacientes na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido, segundo dados da Central Estadual de Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
A lista inclui dois pacientes à espera de coração, 22 de medula óssea, 363 de rim e 656 de córnea. Até agosto, foram realizados 185 procedimentos em 2025: um de coração, 37 de rins, 63 de medula óssea e 84 de córneas.
A campanha Setembro Verde, lançada nesta segunda-feira (1°) no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, busca ampliar a conscientização sobre a doação. O lema deste ano é “Super humanos, vidas que doam vida”.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 14 pessoas que manifestam interesse em doar, apenas quatro efetivamente se tornam doadoras, a recusa familiar é o principal entrave. “Precisamos que as pessoas entendam o papel da solidariedade e da empatia”, disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta.
A Sesap e a Central Estadual de Transplantes também coordenam a captação e, em alguns casos, o envio de órgãos para outros estados, com apoio da Força Aérea Brasileira e da Secretaria de Segurança Pública.
Tags
Saúde