A Prefeitura de Natal zerou a fila do Cadastro Único na capital potiguar. Em menos de nove meses, mais de 41 mil pessoas foram atendidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). Hoje, quem agenda o serviço pelo aplicativo Natal Digital consegue atendimento em até três dias.
O Cadastro Único é a porta de entrada para benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para dar conta da demanda, a Semtas reforçou os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), estruturou a unidade do Cadastro Único na Zona Norte, criou uma central no Alecrim, com capacidade para mais de 500 atendimentos diários, e organizou mutirões nas comunidades.
Segundo a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, o marco é resultado da reorganização dos serviços e do esforço das equipes. “Zerar a fila do Cadastro Único e atender 41 mil pessoas é resultado do esforço das equipes e da reorganização dos serviços. Hoje, quem agenda sabe que será atendido com agilidade e transparência”, afirmou.
Beneficiários relataram melhora no atendimento. A dona de casa Janaíne Judaico disse que antes não conseguia agendar, mas agora fez tudo pelo celular e já tem atendimento marcado para quarta-feira. Manoel Lopes, beneficiário do BPC, destacou que pôde resolver tudo sem sair de casa e também tem atendimento garantido na mesma data.
A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semtas, Carla Maria, reforçou que o avanço só foi possível pelo empenho das equipes técnicas.
Com o novo fluxo consolidado, os atendimentos seguem de forma contínua, com agendamento pelo Natal Digital (disponível nas principais plataformas eletrônicas) e serviços presenciais nas unidades do Cadastro Único da Semtas na Zona Norte, no Alecrim e nos 12 Cras da cidade.
Tags
Natal