O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, realizou nesta quinta (25) um novo transplante de rim no paciente que havia recebido, por engano, um órgão incompatível durante cirurgia anterior. A nova operação ocorreu após a chegada de uma nova doação e foi no receptor correto, que estava na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o HUOL, o procedimento desta vez foi concluído sem intercorrências e o paciente está em estado estável, internado em leito de UTI, conforme protocolo pós-transplante. O hospital informou ainda que o paciente que recebeu o rim errado inicialmente permanece sob acompanhamento, foi recadastrado como prioridade na fila e segue recebendo assistência médica e apoio psicológico.
A instituição reforçou que abriu investigação interna para apurar responsabilidades sobre o erro ocorrido no transplante anterior e que os órgãos competentes foram notificados imediatamente. Referência em transplantes de rim e córnea desde 1998, o HUOL já realizou mais de 850 procedimentos do tipo.
NOTA
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh) informa que, nessa quinta-feira (25/09), recebeu a doação de um rim e, após exames de compatibilidade, realizou o transplante no paciente que deveria ter sido contemplado no procedimento anterior e que aguardava convocação em fila. O procedimento ocorreu sem intercorrências. O paciente encontra-se em condição estável, em leito de UTI, conforme protocolo usual de acompanhamento.
O paciente que, havia recebido o transplante anterior permaneceu sob cuidados no HUOL e recebeu alta nesta sexta-feira (26/09). Ele foi recadastrado como prioridade na fila de transplantes, garantindo a continuidade do seu acompanhamento assistencial.
O HUOL novamente se solidariza com a família afetada e reafirma seu compromisso com a transparência, a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes — valores que norteiam sua trajetória de referência em transplantes de rim e de córnea desde 1998, com mais de 850 procedimentos realizados.
Veja matéria anterior