PF abre investigação nacional sobre mortes por bebidas adulteradas com metanol em SP



A Polícia Federal abriu nesta terça-feira (30) um inquérito para investigar a origem e a distribuição de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância tóxica que já causou três mortes em São Paulo. A determinação partiu do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, após relatos de intoxicações em diferentes municípios do estado.

Em entrevista, Lewandowski afirmou que, embora os casos estejam concentrados em São Paulo, existem indícios de que a rede de distribuição das bebidas adulteradas pode alcançar outras regiões do país.

Até o momento, duas mortes ocorreram em São Bernardo do Campo e uma na capital paulista. Além disso, 16 casos estão sob investigação, dos quais seis já foram confirmados pelas autoridades de saúde.

O Ministério da Saúde alerta a população para que só consuma bebidas de fabricantes legalizados e que fique atento a sinais de adulteração. Profissionais de saúde foram orientados a notificar imediatamente qualquer suspeita de intoxicação por metanol, mesmo sem diagnóstico confirmado, para agilizar o monitoramento e o controle da situação.

Historicamente, o país registra cerca de 20 casos de intoxicação por metanol por ano. Entre agosto e setembro deste ano, porém, já foram contabilizados 10 casos, incluindo as três mortes recentes, um aumento significativo em curto período.

As investigações da Polícia Federal buscam mapear a cadeia de produção e distribuição das bebidas adulteradas e identificar possíveis envolvimentos do crime organizado.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال