A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a 18ª fase da Operação Uiraçu, voltada ao combate ao armazenamento e ao compartilhamento de materiais contendo cenas de abuso sexual infantil na internet.
Agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal e São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares que passarão por perícia técnica para subsidiar as investigações em andamento.
Embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil”, previsto no artigo 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para se referir a esse tipo de crime, organismos internacionais recomendam o uso de expressões como “abuso sexual” ou “violência sexual” contra crianças e adolescentes, por evidenciar o caráter criminoso e violento das condutas.
A Polícia Federal também alerta pais e responsáveis sobre a importância de orientar e monitorar crianças e adolescentes no ambiente virtual. Conversar abertamente sobre os riscos da internet, explicar como usar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar mudanças de comportamento são medidas essenciais para prevenir situações de risco. Ensinar os jovens a reagir diante de contatos inadequados e reforçar que podem e devem pedir ajuda são passos fundamentais para proteger seu bem-estar.
Segundo a corporação, a informação e a prevenção continuam sendo as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança de crianças e adolescentes.
Tags
OPERAÇÃO