![]() |
| Foto: Magnus Nascimento/Secom |
A primeira de três audiências públicas para discutir o Projeto de Urbanização e Paisagismo da Orla da Praia de Ponta Negra será realizada nesta sexta-feira (31), às 9h, no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra. A audiência será aberta, e a Prefeitura do Natal convida a população, entidades e instituições interessadas, garantindo ampla participação social.
O encontro será coordenado pela Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae) e tem como objetivo apresentar o diagnóstico técnico preliminar, que compreende aspectos urbanísticos, ambientais, sociais e funcionais da orla, além de ouvir contribuições da sociedade. As sugestões e críticas colhidas nessa etapa irão contribuir para a elaboração do Termo de Referência e das diretrizes do concurso público nacional de projetos que definirá o futuro desenho urbano e paisagístico da Nova Ponta Negra.
Os interessados em se manifestar oralmente poderão realizar as inscrições no local do evento, antes ou durante os trabalhos, com tempo de fala de até três minutos. Também serão aceitas colaborações enviadas por escrito, que poderão ser entregues durante a audiência ou encaminhadas posteriormente para o e-mail: [email protected]. O evento terá transmissão ao vivo pelo perfil da Prefeitura no YouTube.
O grupo de trabalho Nova Ponta Negra já alinhou os preparativos desta primeira audiência. O GT é formado por representantes de diferentes secretarias municipais e tem a missão de assegurar que o projeto seja desenvolvido com base técnica, ampla participação popular e foco na requalificação urbana e turística de um dos principais cartões-postais da cidade.
O coordenador do Grupo de Trabalho e titular da Sepae, Arthur Dutra, afirmou que a requalificação da orla de Ponta Negra é um projeto estratégico para o futuro de Natal. “Queremos construí-lo com a escuta da sociedade, garantindo que o novo desenho urbano reflita as necessidades da cidade, preserve o meio ambiente e valorize o nosso principal cartão-postal”, destacou.
O secretário afirmou ainda que a Prefeitura espera uma ampla participação da população, com representantes de diversos segmentos, destacando o caráter coletivo do processo. O momento, apontou, é decisivo para construir um projeto que represente o desejo não apenas de quem vive, trabalha ou empreende em Ponta Negra, mas de toda a cidade, que tem na praia um de seus maiores símbolos.
Todas as manifestações terão caráter consultivo e serão registradas em ata. As contribuições recebidas serão organizadas pela Sepae e integradas ao Relatório de Sistematização, que será disponibilizado ao público no portal oficial da Prefeitura, garantindo transparência e controle social sobre o processo.
Tags
Natal
