Um homem de 30 anos foi preso nesta terça-feira (28) em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte, após ser condenado por inventar um falso roubo para acionar seguro bancário. A prisão foi feita pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR).
De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu em 2023, quando o condenado registrou um boletim de ocorrência afirmando ter sido assaltado por criminosos armados. Segundo ele, os supostos assaltantes teriam levado seus pertences e feito duas transferências bancárias, somando R$ 4.500.
Durante a investigação, a Polícia Civil descobriu que o roubo nunca aconteceu. As transferências foram realizadas pelo próprio homem, em uma barbearia de um conhecido, com o objetivo de simular prejuízo financeiro e receber indevidamente o seguro do banco, além de mobilizar a polícia com uma denúncia falsa.
Após ser indiciado, o suspeito foi processado e condenado pela Justiça pelo crime de falsa comunicação de crime. O mandado de prisão foi cumprido nesta terça-feira na cidade.
A Polícia Civil reforçou que mentir para registrar ocorrência é crime e prejudica o trabalho das forças de segurança, desviando recursos de investigações legítimas.
