Chuva de meteoros Orionídeas atinge pico no Brasil entre 21 e 23 de outubro


Prepare seu olhar para o céu! A chuva de meteoros Orionídeas, também conhecida como Orionids, atingirá sua máxima atividade nesta semana, com pico previsto nas noites de 21 para 22 e 22 para 23 de outubro. A visibilidade será boa em todo o Brasil, especialmente entre a meia-noite e o amanhecer.

Segundo o astrônomo Dr. Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, os meteoros das Orionídeas são rápidos e brilhantes, podendo atingir 66 km/s. Muitos deixam trilhas luminosas no céu. O fenômeno recebe esse nome porque os meteoros parecem nascer na constelação de Órion, próximo à estrela Betelgeuse, embora possam surgir em qualquer ponto do céu no Brasil. Há leve vantagem de visibilidade para o Norte e Nordeste, onde o radiante sobe mais alto.

O pico coincide com a Lua Nova, com apenas 2% de iluminação, garantindo céu escuro durante toda a noite. Sob condições ideais, é possível observar 15 a 20 meteoros por hora. As Orionídeas são causadas pela passagem da Terra por detritos do cometa Halley, que retorna à vizinhança da Terra a cada 75 a 76 anos.

De acordo com o Observatório Nacional, não é necessário equipamento especial, mas recomenda-se observar de locais escuros e afastados de grandes centros urbanos e apagar luzes próximas para melhorar a visibilidade. 

O projeto Exoss, apoiado pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), monitora meteoros em diversas regiões do país, registrando imagens e dados sobre a origem, natureza e órbita desses fragmentos espaciais.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال