Governo do RJ apreende quase 100 fuzis em um único dia nos complexos do Alemão e da Penha

Divulgação Gov RJ

A operação considerada a maior da história do Rio de Janeiro pelas forças de segurança estaduais prendeu 81 suspeitos e apreendeu 93 fuzis nesta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio. A ação, chamada de Operação Contenção, teve como objetivo cumprir mandados de prisão e conter a expansão territorial do Comando Vermelho.

Durante os confrontos registrados ao longo do dia, quatro policiais morreram. Segundo o governo do estado, 60 criminosos que reagiram à operação foram mortos. Também foram apreendidas mais de meia tonelada de drogas.

Após análise de um relatório de inteligência elaborado pela Polícia Civil e pela Secretaria de Administração Penitenciária, o governador Cláudio Castro determinou o pedido de dez vagas em presídios federais para transferir lideranças criminosas que continuam dando ordens de dentro das cadeias. O governador afirmou que o Estado pretende isolar esses criminosos e responsabilizá-los.

A operação contou com 2.500 policiais civis e militares e teve apoio do Ministério Público. Equipes do Comando de Operações Especiais (COE), CORE, Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Subsecretaria de Inteligência e unidades operacionais da capital e 

A Secretaria de Segurança Pública destacou que a área de atuação da operação abrange cerca de 9 milhões de metros quadrados, com 26 comunidades e mais de 200 mil moradores.

Em cumprimento a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), os agentes utilizaram câmeras corporais durante toda a ação. Foram usados ainda drones, duas aeronaves, ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate e 32 veículos blindados.

De acordo com a Polícia Militar, a grande quantidade de armamento apreendido confirma o alto poder de fogo das facções envolvidas. Os responsáveis pela operação afirmaram que o objetivo foi reduzir a capacidade ofensiva do crime organizado na região.

Durante a operação, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) reforçou as vistorias em presídios com a presença de líderes do Comando Vermelho. Foram apreendidos celulares e drogas nas unidades prisionais. Além disso, 30 presos monitorados por tornozeleira eletrônica na região violaram o sistema e serão alvo de novos mandados de prisão expedidos pela Vara de Execuções Penais (VEP).

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال