Incêndio em subestação no Paraná causou apagão temporário em 13 estados e no DF



Um incêndio em uma subestação de energia no Paraná provocou falhas no fornecimento de energia em 13 estados e no Distrito Federal na madrugada desta terça-feira (14). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema começou por volta da meia-noite e causou interrupções de até duas horas e meia em diferentes regiões do país.

O incêndio atingiu um reator na Subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A ocorrência desligou toda a estrutura de 500 kV e interrompeu temporariamente a interligação entre as regiões Sul e Sudeste do sistema elétrico nacional.

De acordo com o ONS, a recomposição começou logo após a identificação da falha. As regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste tiveram o fornecimento restabelecido em até uma hora e meia. No Sul, a normalização ocorreu cerca de duas horas e meia depois do início do problema.

O Ministério de Minas e Energia informou que o caso foi pontual e não representa risco de desabastecimento. A pasta destacou que o país possui um sistema de transmissão robusto e investimentos em novas linhas que reforçam a segurança energética.

Ainda nesta terça-feira, o ministério realiza uma reunião com os principais agentes do setor elétrico para avaliar as causas da ocorrência. Será elaborado um Relatório de Apuração de Perturbação para identificar a origem do incêndio e adotar medidas preventivas.

O governo afirmou que os danos foram restritos à subestação da Eletrobras e que o restante do sistema elétrico nacional segue operando normalmente.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال