Uma carga com mais de 90 mil de medicamentos que era transportada irregularmente foi apreendida, na segunda-feira (13), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, em Baía Formosa. A mercadoria havia saído do estado de São Paulo e seria entregue no Rio Grande do Norte.
A ocorrência foi realizada durante a XXII OTEFIS - Operação Temática de Enfrentamento aos Crimes Contra o Fisco e a Saúde Pública, que tem por objetivo promover o enfrentamento qualificado a estes crimes e desenvolver a cooperação entre os órgãos de fiscalização.
Segundo a PRF, a carreta transportava medicamentos para uso humano e produtos para uso veterinário, suplementos e outros produtos para a saúde juntamente com produtos de outros gêneros, sem separação.
A empresa diretamente responsável pelo veículo não tem a autorização exigida para o transporte de medicamentos e foi multada. Em consulta, a equipe descobriu que o veículo já estava circulando há dias e não possuía sistema de refrigeração, que controla a temperatura e umidade.
A ocorrência foi encaminhada à Subcoordenadoria da Vigilância Sanitária (SUVISA) e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que também fazem parte da XXII OTEFIS. A carga, avaliada em 3,5 milhões, foi inspecionada no posto fiscal do Caraú, com a colaboração da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
O transporte de mercadorias sem as condições sanitárias adequadas pode acarretar sérios prejuízos à saúde pública, podendo causar a perda do valor terapêutico dos produtos, o que afeta diversos setores da sociedade.
Coordenada pela PRF, a XXII OTEFIS conta com a participação da SUVISA, MAPA, Sefaz/RN, Receita Federal, Policia Civil e Polícia Miliar do Rio Grande do Norte.
Tags
APREENSÃO