![]() |
Foco é aprimorar indicadores de saúde - Foto: Caroline Torres |
Em uma iniciativa inovadora e estratégica para fortalecer a saúde pública do município, as unidades de saúde de Parnamirim, na Grande Natal, estão passando por uma série de capacitações promovidas por uma parceria entre a Prefeitura e a ONG ImpulsoGov.
Segundo a Prefeitura de Parnamirim, o foco é aprimorar indicadores de saúde, resolver inconsistências cadastrais no sistema municipal e impulsionar o uso de dados e tecnologia no Sistema Único de Saúde.
No Brasil, o financiamento de saúde dos municípios no âmbito do SUS possui relação direta com os dados e indicadores apresentados, por isso a correção de inconsistências e fragilidades é estratégica para que os repasses aconteçam conforme a realidade de cada cidade.
Segundo a Prefeitura de Parnamirim, a ImpulsoGov é uma organização sem fins lucrativos que atua para estimular o uso inteligente de dados e tecnologia no SUS, desenvolvendo soluções que apoiem gestores e profissionais de saúde em decisões baseadas em evidências.
Entre os temas trabalhados, as estratégias de preenchimento correto do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) tiveram destaque, já que o preenchimento completo e em dia dos dados nos sistemas de saúde é um dos pilares para que o município possa comprovar seu desempenho e receber a parcela de financiamento compatível com sua população real e seu histórico de serviços de saúde. Dados incompletos ou não registrados significam resultados não contabilizados, afetando negativamente os repasses.
As capacitações estão acontecendo sem custo direto para o executivo. Além de encontros ocorridos nesta semana no Auditório da Prefeitura, os enfermeiros do município foram encaminhados nesta quinta-feira (16) à Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para mais um treinamento sobre o preenchimento correto do PEC nas unidades de saúde da cidade.
Tags
Parnamirim