![]() |
| Fernando Frazão/Agência Brasil |
A equipe do Via Certa Natal embarcou na madrugada desta quarta-feira (29) para o Rio de Janeiro com o objetivo de trazer informações em tempo real sobre a megaoperação policial que chocou o país pelo alto número de mortes e violência. Estão a caminho da capital fluminense o repórter Águia e Gustavo Xavier, que devem chegar ao local no final da manhã de hoje.
A viagem acontece após a operação deflagrada na terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio, considerada a maior ação policial dos últimos 15 anos e também a mais letal já registrada no estado. De acordo com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, já passa de 130 o número de mortos após uma megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro nos complexos da Penha e do Alemão.
A operação mobilizou 2,5 mil policiais civis e militares, com o objetivo de prender lideranças do Comando Vermelho e impedir o avanço do crime organizado. Dois policiais civis e dois militares estão entre os mortos. Mais de 100 suspeitos foram presos, muitos deles ligados a uma facção criminosa do Pará que estaria atuando no Rio. Ao menos 70 fuzis, além de pistolas e granadas, foram apreendidos.
Violência paralisa Rio de Janeiro
Diversos bairros das zonas Norte, Oeste e Sudoeste foram afetados por confrontos, barricadas e incêndios criminosos. Trechos da BR-101 e vias estratégicas como a Grajaú–Jacarepaguá chegaram a ser bloqueados. Por segurança, mais de 120 linhas de ônibus alteraram seus itinerários e pelo menos 50 escolas suspenderam as aulas. Universidades como UFRJ, UERJ e UFF também paralisaram atividades.
A escalada da violência levou a prefeitura carioca a decretar estágio 2 de atenção e mobilizar reforço policial nas ruas. O governador Cláudio Castro (PL) defendeu apoio federal e chegou a mencionar a possibilidade de atuação das Forças Armadas.
A operação repercutiu internacionalmente em veículos como Reuters e El País. A Comissão de Direitos Humanos da Alerj afirmou estar acompanhando o caso com "extrema preocupação" e cobrou explicações das forças de segurança. Já o Ministério da Justiça declarou que tem atendido aos pedidos do governo do Rio e destacou que a Polícia Federal realizou 178 operações no estado em 2025.
A equipe do Via Certa vai acompanhar de perto as próximas etapas da operação, a situação dos moradores das comunidades e os desdobramentos do caso. A cobertura completa será feita direto do Rio de Janeiro nas próximas horas.
