Abertura terá como destaque cortejo literário. Toda programação é gratuita
A partir desta terça-feira (07), a Uern Natal abre as portas do Complexo Cultural, na zona Norte, para receber a VIII Feira de Livros da Cooperativa Cultural – Flicoop, que segue até o dia 11 de outubro, das 9h às 18h. A expectativa é reunir cerca de 2 mil pessoas durante os cinco dias de programação, entre público escolar e comunidade em geral. A entrada é gratuita.
A cerimônia de abertura será às 9h, com um cortejo literário pela feira, e contará com a presença do vice-reitor Chico Dantas; da secretária estadual de Educação, Socorro Batista; da diretora da Uern Natal, Patrícia Moreira; do presidente da Cooperativa Cultural, Wani Pereira, e da diretora da Escola de Extensão da Uern (Educa), professora Irene van den Berg.
Realizada em parceria entre a Uern, a Secretaria Estadual de Educação e a Cooperativa Cultural, a feira chega à segunda edição na Uern Natal, zona Norte, após o sucesso de 2024. O formato colaborativo garante custos reduzidos para os expositores, ampliando a participação de autores, editoras e livreiros.
A diretora da Uern Natal, professora Patrícia Moreira, destacou a relevância da iniciativa: “A Uern abre as portas para disponibilizar o espaço, visto que é uma grande incentivadora da cultura da leitura e também da literatura. Faz parte da política da universidade trazer cultura e educação para a zona Norte de Natal”.
Já a professora Irene van den Berg, diretora da Educa, ressalta que a feira tem impacto direto na comunidade local: “A importância dessa feira é por ser realizada na zona Norte de Natal, uma região que ainda carece de iniciativas culturais, e por estimular a cadeia de produção do livro, a cultura e a economia da leitura. Um exemplo é a participação da Secretaria da Educação, que disponibiliza o cheque-livro para que as escolas adquiram acervos literários diretamente na feira”.
A Flicoop reunirá lançamentos de livros, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais e espaços de convivência. A diversidade da programação busca estimular o gosto pela leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Norte.
Tags
EVENTO