![]() |
| Procissão de encerramento da Festa da padroeira da Arquidiocese de Natal, em 2019 - Foto: Wallace Azevedo |
A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade de Natal, começa nesta terça-feira (11) e segue até o próximo dia 21 de novembro, que é feriado municipal. (Confira a programação completa aqui)
Às 16h30 desta terça, na antiga Catedral, na Cidade Alta, o evento começa com a acolhida às capelinhas peregrinas e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Já às 18h30, acontecerá a cerimônia de hasteamento das bandeiras no adro da Catedral, seguido de Santa Missa Solene de abertura da Festa de Nossa Senhora da Apresentação.
A programação continua a partir da quarta-feira, 12 de novembro, com intensas atividades religiosas e culturais que marcam o novenário em honra à padroeira.
Diariamente, fiéis poderão participar das Santas Missas, novenas, terços e momentos de devoção. Na quarta, o tema “Maria traz alegria ao nosso cantar” inspira as celebrações, que contarão com a Santa Missa às 16h30 na antiga Catedral e a novena às 19h, presidida por Dom Antônio Ranis Rosendo dos Santos, bispo de Caicó.
Após a programação religiosa, a tradicional quermesse promete movimentar o pátio da Catedral, com comidas típicas e apresentações culturais.
Na quinta-feira, 13 de novembro, as homenagens seguem com o tema “Maria escolheu nossa terra pra aqui vir morar”. A missa das 16h30 será celebrada pelo Frei Carlos Alexandre Lima da Silva, do Convento Santo Antônio, e à noite, Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo emérito de Natal, presidirá a segunda novena.
O momento será dedicado às paróquias dos zonais II, III e XV, encerrando novamente com a quermesse no adro da Catedral. Na sexta-feira, 14, a devoção se volta à Mãe da Apresentação com o tema “Como os pescadores também acolhemos a Mãe sem igual”, e as atividades se intensificam com a terceira novena, presidida pelo Monsenhor Robério Camilo.
O fim de semana será marcado por momentos de fé, confraternização e cultura. No sábado, 15 de novembro, data em que se celebra o aniversário de dedicação da Catedral, a programação começa cedo com a Santa Missa das Crianças e a Corrida da Padroeira, às 16h.
À noite, Dom João Santos Cardoso, arcebispo metropolitano de Natal, preside a missa solene em ação de graças pelos 37 anos da Catedral Metropolitana, seguida da quermesse.
Já no domingo, 16, as celebrações ganham tom de partilha, com a Feirinha da Apresentação ao meio-dia e a quinta novena, presidida por Dom Francisco de Sales, bispo de Mossoró, encerrando mais um fim de semana de fé e tradição na capital potiguar.
Confira a programação completa aqui.
Tags
FÉ
