As forças de segurança do Rio Grande do Norte iniciaram, neste domingo, a operação de escolta e policiamento voltada à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que acontece nos domingos 9 e 16 de novembro.
Equipes policiais acompanham o transporte das provas, realizadas pelos Correios, até os locais de aplicação das provas. A ação tem o objetivo de garantir a segurança das avaliações e evitar qualquer tipo de ocorrência durante o processo logístico.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o esquema especial conta com cerca de 950 policiais militares por dia, além do reforço no policiamento ostensivo nas escolas e pontos de aplicação.
Ao todo, as provas serão aplicadas em 314 locais, distribuídos em 41 municípios — sendo 10 na Região Metropolitana de Natal e 31 no interior do estado.
A operação é integrada e envolve diversas instituições, entre elas a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Guardas Municipais, STTU, Correios, ABIN e o Inep.
Além de garantir a segurança dos estudantes e aplicadores, as forças de segurança também atuam na escolta dos malotes, considerada uma das etapas mais sensíveis do processo.
