Uma interrupção global nos serviços da Cloudflare, empresa responsável por parte essencial da infraestrutura da web mundial, causou instabilidade e derrubou plataformas populares na manhã desta terça-feira (18). A falha afetou o acesso a sites como X (antigo Twitter), ChatGPT, Canva e Grindr, além de impactar outros serviços que dependem da rede da companhia para operar.
A Cloudflare, que processa cerca de 20% de todo o tráfego da internet, informou que começou a investigar a degradação interna de seus serviços por volta das 6h40 (horário do leste dos EUA). A empresa disse ter implementado uma correção, mas alertou que alguns clientes ainda podem enfrentar instabilidades enquanto o restabelecimento ocorre de forma gradual.
O impacto foi registrado em larga escala: no Downdetector, plataforma que monitora falhas com base em relatos de usuários, as notificações chegaram a quase 5 mil queixas no pico da instabilidade, caindo para cerca de 600 após o início da recuperação. Como os dados são enviados voluntariamente pelos usuários, o número real de afetados pode ser maior.
Em comunicado, a Cloudflare afirmou ter identificado um pico de tráfego incomum em um de seus serviços às 11h20 UTC. O excesso de solicitações gerou erros para parte do tráfego que passava pela rede global da empresa.
A interrupção desta terça é mais um episódio envolvendo falhas em grandes provedores de infraestrutura digital. No mês passado, uma instabilidade no sistema de computação em nuvem da Amazon provocou falhas em milhares de sites e aplicativos, incluindo Snapchat e Reddit, deixando usuários sem acesso por horas.
As ações da Cloudflare chegaram a cair cerca de 5% nas negociações pré-mercado após a divulgação dos problemas. A empresa opera uma das maiores redes de distribuição e proteção de conteúdo do mundo, responsável por acelerar o carregamento de páginas, mitigar ataques cibernéticos e manter sites online mesmo durante picos de demanda.
A Cloudflare segue monitorando sua rede para restabelecer completamente os serviços e evitar novas interrupções.