O ator alemão Udo Kier, conhecido por sua carreira no cinema, faleceu no último domingo (23), aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo artista visual Delbert McBride, com quem ele era casado, à revista "Variety". A causa da morte ainda não foi divulgada.
Udo Kier construiu uma carreira vasta ao longo de seis décadas, participando de mais de 200 produções e consolidando-se como uma figura emblemática do cinema internacional.
Ele era amplamente reconhecido por papéis em filmes de terror e exploitation, além de colaborações com cineastas renomados como Andy Warhol, Lars von Trier e Werner Herzog.
Entre os trabalhos mais recentes e aclamados, Kier se destacou no Brasil ao integrar o elenco de dois filmes dirigidos por Kleber Mendonça Filho: "Bacurau" (2019) e "O Agente Secreto" (2025).
Em "Bacurau", ele interpretou Michael, um dos vilões do filme, que integra um grupo de caçadores que aterrorizam a cidade fictícia de Bacurau, no sertão nordestino.
A atuação de Kier foi um dos pontos altos do filme, que ganhou reconhecimento internacional e conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Udo Kier também ficou famoso pelo papel como o Drácula em "Sangue Para Drácula" (1974), de Paul Morrissey, e colaboração com Lars von Trier em filmes como "Ninfomaníaca" (2013).
Além do cinema, Kier se aventurou no universo dos games, emprestando a voz ao personagem Yuri no jogo "Command & Conquer: Red Alert" e participando de outros projetos como o jogo OD Knock, de Hideo Kojima.
O perfil oficial de "O Agente Secreto" lamentou a morte do ator, que viveu Hans no longa. Mais famosos também se despediram do artista.
Tags
Luto
