O protocolo de primeiros socorros em casos de engasgo foi atualizado e traz mudanças importantes sobre a forma correta de agir diante da emergência.
Agora, as pancadas nas costas devem ser o primeiro passo, antes das compressões abdominais, conhecidas como manobra de Heimlich, tanto para bebês, quanto para crianças e adultos.
Como agir com bebês
Nos casos envolvendo bebês com menos de um ano, o responsável deve colocar o bebê de bruços sobre o antebraço, mantendo a cabeça mais baixa que o corpo, e dar cinco pancadas firmes nas costas.
Se o objeto não sair, deve-se virar o bebê de barriga para cima e realizar cinco compressões no peito, usando a base da palma da mão.
Se o bebê perder a consciência, o protocolo orienta a iniciar a reanimação cardiopulmonar (RCP) com 30 compressões torácicas usando os dois polegares, seguidas de duas ventilações boca a boca.
Crianças, adolescentes e adultos
Para crianças maiores, adolescentes e adultos, a pessoa que prestar socorro deve se posicionar atrás da vítima e aplicar cinco pancadas firmes nas costas.
Caso o objeto não seja expelido, é preciso fazer cinco compressões abdominais.
Se a vítima desmaiar, deve ser deitada de costas e iniciadas as compressões torácicas no ritmo de 100 a 120 por minuto, como na reanimação tradicional.
Capacitação salva vidas
Especialistas reforçam que a população deve procurar cursos de primeiros socorros e de reanimação cardiopulmonar, oferecidos por órgãos de saúde, Corpo de Bombeiros e instituições de ensino.
Segundo os profissionais, agir corretamente nos primeiros segundos pode salvar uma vida.
Acompanhe a reportagem de Adenilson Costa:
