Uma operação deflagrada nesta sexta-feira (7) investiga um esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro que movimentou mais de R$ 25 milhões no Rio Grande do Norte. A ação, batizada de “Paper Companies”, cumpriu mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Caicó.
Segundo as investigações, o grupo atuava há mais de dez anos utilizando empresas de fachada, contratos falsos e interpostas pessoas para ocultar a origem e o destino de recursos ilícitos. As fraudes envolviam principalmente o setor de reciclagem de papel, usado como fachada para a emissão de notas fiscais falsas.
As diligências foram conduzidas pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), por meio da Delegacia Especializada de Crimes contra a Ordem Tributária (DEICOT), com apoio da DEICOR, da Delegacia de Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD), da 3ª Delegacia Regional de Caicó e do Departamento de Inteligência Policial (DIP). A Secretaria Estadual de Tributação (Sefaz-RN) acompanhou as ações.
O nome “Paper Companies”, que significa Empresas de Papel, faz referência às firmas fantasmas usadas para movimentar o dinheiro obtido de forma ilegal.
As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e rastrear o destino dos valores.