| Gabriel Negreiros , tesoureiro da CBPA e Abraão Lincol |
A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta quinta-feira (13) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS.
Nesta etapa, estão sendo cumpridos 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 15 estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.
No estado potiguar, a ação ocorreu na residência de Gabriel Negreiros, tesoureiro da Confederação Brasileira de Pensionistas e Aposentados (CBPA), localizada em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.
Negreiros é um dos investigados na operação e foi citado nas apurações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que identificou indícios de repasses financeiros de origem irregular. Segundo informações da comissão, ele teria recebido cerca de R$ 5 milhões e mantinha relações próximas com o presidente da CBPA, Abraão Lincoln, também mencionado nas investigações.
Os investigados poderão responder por estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistemas públicos, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O material apreendido será encaminhado para análise técnica e juntado ao inquérito policial. As investigações continuam sob a coordenação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.
![]() |
| Material apreendido durante a Operação Sem Desconto |
