| Foto: Reuters |
A Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou a morte de Cleiton Souza da Silva, apontado como um dos principais articuladores do tráfico de drogas no Norte do país, durante a Operação Contenção, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio.
Natural do Amazonas, Cleiton era ligado ao Comando Vermelho (CV) e considerado um dos responsáveis por expandir a atuação nacional da facção, especialmente nas rotas de drogas que cruzam fronteiras da Amazônia com o Peru e a Colômbia.
Segundo as investigações, Cleiton integrou inicialmente a Família do Norte (FDN), mas migrou para o Comando Vermelho, o que teria fortalecido a aliança entre as duas facções e permitido o controle de rotas estratégicas do tráfico internacional.
Além dele, outros oito criminosos oriundos do Amazonas foram identificados entre os mortos durante a ação. A identificação foi realizada por peritos da Polícia Civil, e as circunstâncias das mortes são apuradas pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).
Segundo a polícia, as investigações continuam com o objetivo de localizar outros integrantes do Comando Vermelho e mapear conexões interestaduais e internacionais da organização criminosa.