No primeiro dia do Enem, candidatos farão provas de linguagens, ciências humanas e redação neste domingo (9)
No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, neste domingo (9), os candidatos vão realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação.
Serão 45 questões objetivas em cada uma das duas áreas do conhecimento, além da produção do texto escrito. A redação, com valor máximo de 1.000 pontos, deverá ser um texto dissertativo-argumentativo em prosa, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação escolar.
O tema da redação abordará uma questão de ordem social, científica, cultural ou política, e o candidato deverá defender um ponto de vista, apoiado em argumentos consistentes e organizados com coerência e coesão.
Além disso, é obrigatória a elaboração de uma proposta de intervenção social, uma solução para o problema apresentado, que respeite os direitos humanos. Textos que contenham incitação à violência, discriminação ou qualquer forma de desrespeito aos direitos humanos recebem nota zero.
Cinco competências serão avaliadas
- A correção da redação do Enem é feita com base em cinco competências:
- Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento (repertório sociocultural) relacionados ao tema;
- Organização de informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação;
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado.
Cada uma das competências recebe uma nota de 0 a 200 pontos. Dois corretores, formados em Letras ou Linguística, avaliam a redação de forma independente, sem acesso à nota um do outro. A nota final é a média aritmética entre as pontuações totais atribuídas por ambos.
Critérios que levam à nota zero
De acordo com o edital do Enem 2024, que segue válido para o exame de 2025, há situações que resultam em nota zero na redação:
- Fuga total ao tema proposto;
- Texto com até sete linhas manuscritas;
- Texto escrito predominantemente ou totalmente em língua estrangeira;
- Falta de texto na folha oficial de redação;
- Inserção de nome, assinatura, rubrica ou qualquer forma de identificação;
- Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Desrespeito à seriedade do exame, com palavrões, desenhos ou mensagens indevidas.
Somente serão corrigidas as redações transcritas para a folha oficial de redação, disponibilizada no caderno de provas.
Enem 2025
Segundo o Ministério da Educação (MEC), 4.811.338 candidatos tiveram a inscrição confirmada para o Enem 2025, um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em comparação a 2022. No RN, mais de 113 mil candidatos estão inscritos no Enem.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país, exceto nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Nos dois domingos de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h (horário de Brasília). Após o fechamento, nenhum candidato pode entrar, e as provas começam pontualmente às 13h30.
Tags
ENEM 2025
