A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai suspender o abastecimento de toda a Zona Norte de Natal e de quatro bairros de São Gonçalo do Amarante na próxima segunda-feira (24). A interrupção, que começa às 7h e dura 24 horas, é necessária para a execução da segunda etapa das obras de modernização da Estação Elevatória de Água Bruta da Lagoa de Extremoz, principal ponto de captação da capital.
Serão afetados os bairros Amarante, Jardim Lola, Olho D’água dos Carrilhos e Conjunto Nova Zelândia. Após a retomada do sistema, às 7h de terça-feira (25), o fornecimento deve levar até 72 horas para normalizar totalmente, de forma gradual.
Segundo a Caern, o projeto, que soma investimento de R$ 4,9 milhões, prevê a substituição de três bombas antigas por quatro novas motobombas anfíbias, além da atualização dos painéis elétricos e de automação. A expectativa é reduzir em pelo menos 20% o consumo de energia da estação e aumentar a segurança operacional, dobrando o número de bombas reservas.
A modernização deve diminuir a ocorrência de interrupções e fortalecer o abastecimento das áreas atendidas pela Lagoa de Extremoz, responsável por levar água a cerca de 350 mil pessoas.
.webp)