Caraúbas inaugurou nesta sexta-feira (5) sua base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU RN) e passou a contar com uma ambulância UTI móvel. A unidade integra o grupo de 22 municípios do Oeste e Alto Oeste incluídos na primeira etapa de expansão do serviço, fruto de pactuação entre Governo do Estado, municípios e Governo Federal.
A nova base foi instalada pela Prefeitura de Caraúbas dentro do modelo de financiamento compartilhado para ampliar a cobertura do SAMU RN, que deve alcançar 100% do território potiguar até março de 2026.
Durante a entrega, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da descentralização do atendimento e classificou o momento como um marco para o município. O prefeito Givago Barreto afirmou que a instalação da base representa o cumprimento de um compromisso assumido com a população.
O avanço também chegou à Costa Branca. Em Areia Branca, o Governo entregou uma ambulância UTI móvel e o município inaugurou a nova base do SAMU, totalmente reformada. Será a primeira vez que a região contará com suporte avançado de vida. O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, e o prefeito Souza Neto ressaltaram que a estrutura marca uma nova fase para o atendimento de urgência no município.
Além de Caraúbas e Areia Branca, a expansão inclui novas bases ou ampliações em Apodi, que também receberá UTI móvel, Grossos e São Miguel, que contarão com ambulâncias de suporte básico.
