O Rio Grande do Norte recebeu, nessa quarta-feira (3), o primeiro lote da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite em bebês. O imunizante, destinado a gestantes a partir da 28ª semana, será distribuído aos municípios potiguares a partir da próxima semana.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Ministério da Saúde enviou pouco mais de 10 mil doses ao estado. A aplicação é feita em dose única e não há restrição de idade para as gestantes.
“É com muita alegria que recebemos essa nova vacina para incorporar ao Programa de Imunização. Nos próximos dias, os municípios já estarão aptos a iniciar a vacinação”, afirmou Laiane Graziela, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunização.
A vacina oferece proteção imediata ao recém-nascido: os anticorpos produzidos pela gestante são transferidos pela placenta e reduzem o risco de hospitalização por doenças respiratórias – que hoje representam cerca de 30% das internações pediátricas no RN.
De janeiro até o início deste mês, o VSR já causou 270 casos de síndrome respiratória aguda grave em crianças de 0 a 4 anos no estado. Do total, 243 ocorreram em menores de 2 anos. Três mortes foram registradas.
