Novas subestações elétricas irão reforçar o fornecimento de energia no litoral do RN durante o verão, diz Neoenergia

Neoenergia Cosern irá inaugurar duas novas subestações elétricas, em Natal e São Miguel do Gostoso, em janeiro de 2026 - Foto: Divulgação

O crescimento turístico do Litoral Norte do estado e os novos empreendimentos imobiliários na zona Leste de Natal, demandaram a injeção de mais energia no sistema elétrico potiguar. 

Para garantir o fornecimento de energia de qualidade para pequenos e grandes consumidores nessas regiões, a Neoenergia Cosern irá inaugurar, em janeiro de 2026, duas novas Subestações Elétricas.  Uma em Petrópolis, em Natal, que beneficiará toda a zona Leste da capital (Ribeira, Tirol, Petrópolis, Cidade Alta e Alecrim); e outra em São Miguel do Gostoso, que reforçará o fornecimento para mais de 10 mil clientes no município do litoral Norte.

Segundo a Neoenergia Cosern, essas obras estão contempladas no Plano Verão 2026 da Neoenergia Cosern e integram o pacote de R$ 2,9 bilhões em investimentos previstos até 2029 em todas as regiões potiguares. 

Além dessas obras estruturas, que irão garantir maior robustez e resiliência ao serviço de distribuição de energia no Litoral Leste, a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, detalhou as demais ações previstas no Plano Verão 2026 nesta terça-feira, 16, em coletiva de Imprensa na sede da empresa, em Natal.

“As regiões nas quais essas duas Subestações Elétricas foram instaladas ampliaram a demanda por energia nos últimos anos e se fez necessário reforçar o fornecimento com novas infraestruturas. Somente nas Subestações Petrópolis, em Natal, e Gostoso, em São Miguel do Gostoso, investimos mais de R$ 82 milhões. 

São Subestações modernas, com tecnologia de segurança de ponta que, com certeza, irão reforçar o fornecimento de energia e atrair mais investimentos para essas importantes localidades que são propulsoras do desenvolvimento social e econômico”, ressaltou Fabiana Lopes.

Maior demanda

Para atender o crescimento da demanda por energia elétrica no período mais quente do ano, que se estende de meados de outubro a março, a Neoenergia Cosern colocou em operação o Plano Verão 2025-2026 que beneficia diretamente 41 municípios. 

Além das duas novas Subestações Elétricas em Natal e São Miguel do Gostoso, a distribuidora inaugurou seis Bases Operacionais em todas as regiões potiguares: Areia Branca, Angicos, Parelhas, São José de Mipibu, Touros e Umarizal.

Segundo a Neoenergia Cosern, o Plano Verão contempla um planejamento integrado com todos os setores da companhia e que envolve centenas de profissionais três meses antes da operacionalização em si. 

São mapeadas localidades do litoral ao sertão, passando pelas serras, e é elaborado um complexo cronograma de obras, manutenções preventivas, melhorias e modernização da rede elétrica em todas as regiões potiguares.

Fabiana Lopes detalhou como o sistema elétrico potiguar foi preparado para o crescimento do consumo de energia com a manutenção preventiva de 3 mil quilômetros de redes elétricas de distribuição e transmissão; manutenção de 2.500 religadores telecomandados; inspeção de aproximadamente 560 transformadores de distribuição; construção de 10 novos alimentadores; inspeção em 79 Subestações Elétricas; e definição de Plano de Contingência – que inclui ações para casos de eventos climáticos extremos. Somente no Litoral Leste, de São Miguel do Gostoso a Pipa, mais de 1,5 mil quilômetros de redes de distribuição de energia passaram por manutenção preventiva.

Ações de tempo real

Além das obras e melhorias na infraestrutura física, o Plano Verão da Neoenergia Cosern contempla reforço operacional com aproximadamente 250 profissionais – entre engenheiros, eletrotécnicos, eletricistas e analistas administrativos. 

Segundo a Neoenergia Cosern, entre dezembro e fevereiro, cerca de 100 trabalhadores adicionais estarão disponíveis para convocação em caso de necessidade. Haverá, ainda, aumento em 35% do pessoal em campo e posicionamento estratégico das Subestações Elétricas Móveis nas proximidades de localidades com grandes eventos mapeados como Natal, Caicó e Mossoró, por exemplo. 

Parcerias

Com foco na segurança da população durante os festejos de fim de ano, férias e eventos públicos, a Neoenergia Cosern reforçou a parceria com órgãos como Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) e Prefeituras Municipais. Além disso, através do trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Grupo de Voluntários, ações de conscientização sobre segurança foram realizadas com a população em diversos municípios.

Lavagem de Rede

Até o fim do ano, a Neoenergia Cosern está realizando uma operação para lavar 300 quilômetros de redes elétricas em municípios litorâneos do Oeste e Costa Branca (Mossoró (Nova Mossoró), Areia Branca, Tibau, Macau, Guamaré, Pendências, Grossos, Baraúna).  Iniciada em outubro, a ação faz parte do Plano Verão da distribuidora e já utilizou mais de 275 mil litros de água desmineralizada até agora. Esse volume deve chegar a 480 mil litros até o fim do mês.  O objetivo da lavagem é minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em cabos, transformadores, subestações e outras estruturas do sistema elétrico.

Bases Operacionais

Em outubro, a Neoenergia Cosern inaugurou a Base Operacional Angicos que diminui o tempo de resposta às ocorrências em até uma hora nas cidades de Angicos, Afonso Bezerra, Fernando Pedroza, Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino, Santana do Matos e São Rafael. Antes, as equipes técnicas se deslocavam de Assu. Outras duas entraram em operação entre outubro e novembro: Areia Branca e Umarizal, beneficiando clientes da Costa Branca e Alto Oeste, respectivamente.

Segundo a Neoenergia Cosern, uma base operacional serve, principalmente, como ponto de apoio para as viaturas que circulam entre os municípios potiguares e para os eletricistas que compõem as equipes técnicas da concessionária. 

No primeiro semestre deste ano, a distribuidora colocou em operação as Bases Operacionais de Apodi e Parelhas, reduzindo o tempo de atendimento às ocorrências em 11 municípios do Alto Oeste e Seridó, respectivamente, beneficiando cerca de 113 mil consumidores.

Além dessas, a população de seis municípios localizados no litoral Norte do estado foi beneficiada com a entrada em operação da nova Base Operacional de Touros, beneficiando diretamente 71 mil pessoas em Parazinho, Pedra Grande, Pureza, São Miguel do Gostoso e Touros. 

Segundo a Neoenergia Cosern, em agosto passado, a população de quatro municípios localizados na Grande Natal, além dos turistas que visitam a região, foi beneficiada com a entrada em operação da nova Base Operacional de São José de Mipibu, que diminui o tempo de resposta às ocorrências nas cidades de Monte Alegre, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Vera Cruz.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال