Oposição articula suspender recesso do Congresso para pressionar por impeachment de Alexandre de Moraes


Parlamentares da oposição articulam a suspensão do recesso do Congresso Nacional para intensificar a pressão por um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O líder da oposição na Câmara, deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), convocou uma coletiva de imprensa para esta segunda-feira (29), às 14h, na Câmara dos Deputados.

Segundo o deputado, a decisão de antecipar o retorno dos trabalhos ocorre diante do que ele considera um cenário de crise institucional. O recesso parlamentar começou em 19 de dezembro e, pelo calendário oficial, só terminaria em fevereiro.

O movimento também envolve o Senado. Na sexta-feira (26), o senador Magno Malta (PL-ES) protocolou um pedido formal para a interrupção do recesso, solicitando a apuração de fatos relacionados a Alexandre de Moraes e ao Banco Master. O ofício foi enviado à Presidência do Congresso e pede a atuação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para analisar o caso. Segundo levantamento, Moraes acumula mais de 80 pedidos semelhantes, nenhum deles atualmente em análise.

Além disso, a oposição busca apoio ao pedido de impeachment apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). No documento, ela aponta possível prática de advocacia administrativa, sob a alegação de que o ministro teria feito contato com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar de assuntos envolvendo o Banco Master, ligado ao empresário Daniel Vorcaro.

Alexandre de Moraes negou irregularidades e afirmou que o tema abordado na conversa foi a Lei Magnitsky, que trata de sanções internacionais, sem qualquer menção à instituição financeira.

O pedido de impeachment foi encaminhado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a quem cabe decidir sobre o andamento das representações contra ministros do STF. 

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال