Prefeitura do Natal dá início à Via Mangue, projeto que promete melhorar mobilidade e turismo



O início da Via Mangue, uma das obras mais importantes para a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável de Natal, foi marcado nesta quinta-feira (18). A via, que margeará o Rio Potengi, conectará as pontes de Igapó e Newton Navarro, com o objetivo de desobstruir a Avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), incentivar o turismo e proteger a área ambiental ao redor.

O prefeito Paulinho Freire acompanhou o levantamento topográfico, etapa inicial e essencial para a implantação da obra, realizada na comunidade Beira Rio, próxima à Ponte de Igapó, na Zona Norte da cidade. O gestor destacou que a Via Mangue é a principal obra do plano de governo e ressaltou a importância de iniciar o projeto ainda no primeiro ano de gestão. “Foi uma promessa de campanha que vamos cumprir. Espero que no próximo ano possamos começar a execução”, afirmou.

Os dados do levantamento servirão para o cadastramento do projeto junto ao programa de financiamento do PAC FGTS, operado pela Caixa Econômica Federal, com respaldo legal garantido pela lei aprovada recentemente pela Câmara Municipal.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Jodia Menezes, explicou que a Via Mangue terá múltiplas funções: além de melhorar a mobilidade na Zona Norte, fará a interligação entre bairros, contará com áreas de lazer, ciclovia e espaço de contemplação, e funcionará como barreira ambiental para evitar invasões irregulares, sem prejudicar o estuário do Rio Potengi e o manguezal.

O traçado preliminar prevê aproximadamente 7,5 km de extensão, com faixa de levantamento topográfico de cerca de 60 metros de largura, ligando as duas pontes. A previsão é que essa fase seja concluída em 30 dias, permitindo um mapeamento detalhado das condições físicas, ambientais e urbanísticas.

Os estudos subsidiarão o anteprojeto da via, cuja conclusão está prevista para fevereiro de 2026. Em seguida, será lançada a licitação para execução por meio de contratação integrada, garantindo que a empresa vencedora seja responsável tanto pela execução quanto pelo projeto executivo, incluindo estudos complementares e licenciamento ambiental.

Além de abrir um novo corredor viário, a Via Mangue terá papel estratégico no desenvolvimento da Zona Norte, promovendo a integração da região à cidade e valorizando o Rio Potengi por meio de espaços de contemplação e preservação ambiental. A obra integra o Plano Pra Frente Natal, reafirmando o compromisso da atual gestão com mobilidade, sustentabilidade e qualidade de vida para os natalenses.

Acompanhe a reportagem de Adenilson Costa:



Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال