![]() |
| Foto: MPRN |
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou nesta quinta-feira (11) a operação Entre Dois Mundos, que investiga a atuação de uma facção criminosa dentro do Poder Judiciário do estado.
Segundo o MPRN, uma servidora terceirizada que atuava como assessora jurídica em um setor importante da área de execução penal usava sua função para ajudar líderes do Sindicato do Crime do RN. Ela tinha acesso a informações sigilosas e manipulava processos para favorecer o companheiro, apontado como uma das lideranças da facção, e outros membros do grupo.
A suspeita é que ela manipulava o sistema de execução penal (SEEU) para influenciar decisões judiciais. Em uma das ações investigadas, a servidora teria direcionado o processo do companheiro para um juiz substituto enquanto o juiz titular estava de férias. O titular costumava negar benefícios ao apenado. Com essa manobra, o preso recebeu rapidamente a progressão de regime e teve o monitoramento eletrônico retirado.
Além da servidora e do apenado, um advogado também é investigado. O grupo pode responder por corrupção, violação de sigilo e participação em organização criminosa.
A operação contou com apoio da Polícia Militar do RN, do Ministério Público da Paraíba e do setor de segurança do Tribunal de Justiça do RN. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, um computador, um token ligado ao advogado investigado, cerca de R$ 9 mil em dinheiro, uma pistola, carregadores e munição.
A servidora foi afastada imediatamente do cargo. Já o apenado, que já cumpria pena, foi preso novamente por porte de arma de uso restrito e permanece à disposição da Justiça.
