UFRN realiza campanha de prevenção ao HIV com testagem e ações educativas no interior do RN; veja como participar

Estão sendo ofertados 150 testes rápidos para HIV - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

O Setor de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN-Ebserh), localizado em Santa Cruz, na região Agreste Potiguar, realiza nesta quarta-feira (17), a campanha nacional em alusão ao "Dezembro Vermelho", mês dedicado à prevenção do HIV.

Estão sendo ofertados 150 testes rápidos para HIV, além da distribuição gratuita de mais de 500 preservativos masculinos e femininos.

Além disso, a programação inclui rodas de conversa, com espaço para orientação e troca de informações, aconselhamento individual, focado na prevenção e no cuidado integral e ações educativas, que buscam ampliar o conhecimento e estimular atitudes de respeito e responsabilidade.

De acordo com a médica infectologista do Huab, Vanessa Melo, iniciativas como essa são essenciais para fortalecer a saúde pública e reduzir o estigma ainda associado ao HIV. 

“A informação é uma das principais ferramentas de prevenção. Quando oferecemos testagem, orientação e diálogo aberto, possibilitamos o diagnóstico precoce, o início oportuno do tratamento e, sobretudo, promovemos o respeito às pessoas que vivem com HIV. Ações como essa ajudam a salvar vidas e a combater o preconceito”, destacou.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Huab-UFRN, Carlla Dantas, ressalta a importância da iniciativa para a promoção da saúde e do cuidado integral. “Essa ação reforça o compromisso do Huab com a prevenção, a informação e o cuidado, promovendo testagem, orientação e respeito às pessoas que vivem com HIV”, afirma Carlla Dantas.

A campanha reforça o papel do Huab como espaço de cuidado, educação em saúde e promoção de práticas preventivas, alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e à missão da Ebserh de oferecer uma assistência qualificada, humanizada e acessível à população.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال