Varejo potiguar se sobressai em novembro: RN cresce 8,2% e supera desempenho do país. |
O comércio varejista do Rio Grande do Norte se destacou em novembro de 2025, registrando crescimento de 8,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do IBGE. O estado ficou entre os que mais tiveram alta no país, ao lado de Rondônia (13,4%) e Amapá (8,2%).
No Brasil, o varejo registrou aumento de 1,3% na comparação anual, com crescimento de 1,0% em relação a outubro. O acumulado do ano chegou a 1,5%, enquanto nos últimos 12 meses o aumento foi de 1,5%.
Entre os setores que puxaram o crescimento, Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação teve alta de 9,9%, seguida por Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (7,2%) e Móveis e eletrodomésticos (5,2%). Por outro lado, Tecidos, vestuário e calçados registrou queda de 4,0%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas caiu 0,3% na comparação anual, com destaque negativo para Veículos e motos, partes e peças (-5,8%).
De acordo com o IBGE, o levantamento aponta que, apesar de algumas quedas em setores específicos, o varejo potiguar manteve desempenho superior à média nacional, refletindo recuperação em segmentos-chave e ressaltando a força do comércio local.
*Dados IBGE
Tags
LEVANTAMENTO
