![]() |
| (Foto: Gustavo Moreno/AP) |
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência para a manhã deste sábado (3), no Itamaraty, após a confirmação de que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado por forças dos Estados Unidos. Segundo informações do Metrópoles, o encontro, marcado para esta manhã deve reunir ministros e assessores do alto escalão para avaliar a ação militar em território venezuelano e seus reflexos para o Brasil e a América do Sul.
O presidente está em período de descanso na base da Marinha, em Marambaia, no Rio de Janeiro, com retorno a Brasília previsto apenas para segunda-feira (6). Diante da gravidade do cenário, porém, ele avalia antecipar a volta ou participar de forma remota.
O presidente já foi informado por auxiliares sobre o anúncio feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que confirmou um ataque militar de grande escala e a detenção de Maduro. A crise é vista pelo governo brasileiro como um dos episódios mais delicados da política externa recente.
A reunião no Itamaraty deve definir qual será a posição oficial do governo brasileiro diante da ofensiva americana.
Tags
Decisão
