Lula lidera 1º turno, mas empata contra Flávio ou Tarcísio no 2º; aponta pesquisa

Lula, Tarcísio e Flávio Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert / PR; Bruno de Lima / Governo de São Paulo; e Carlos Moura/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no primeiro turno em todos os cenários testados pela Paraná Pesquisas, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (29). Nas simulações de segundo turno, no entanto, o petista aparece em empate técnico com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No cenário de primeiro turno contra Flávio Bolsonaro, Lula registra 39,8% das intenções de voto, enquanto o senador soma 33,1%. Já na disputa com Tarcísio de Freitas, o presidente aparece com 40,7%, ante 27,5% do governador paulista.

Em um eventual segundo turno, Lula teria 44,8% contra 42,2% de Flávio Bolsonaro, resultado que configura empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa. Contra Tarcísio de Freitas, o cenário é semelhante: o presidente aparece com 43,9%, enquanto o governador soma 42,5%.

De acordo com o levantamento, o único candidato que seria derrotado por Lula sem empate técnico em um eventual segundo turno é o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).

Nos demais cenários de primeiro turno testados, aparecem ainda os governadores Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo), além de outros nomes com menores percentuais de intenção de voto.

Cenário 1

Lula (PT) – 39,8%
Flávio Bolsonaro (PL) – 33,1%
Ratinho Junior (PSD) – 6,5%
Ronaldo Caiado (PSD) – 3,7%
Romeu Zema (Novo) – 2,8%
Renan Santos (Missão) – 1,5%
Aldo Rebelo (DC) – 1,1%
Não sabe/não opinou – 4,7%
Nenhum/branco/nulo – 6,8%

Cenário 2

Lula (PT) – 40,7%
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 27,5%
Ronaldo Caiado (PSD) – 6,6%
Romeu Zema (Novo) – 4,4%
Renan Santos (Missão) – 2%
Aldo Rebelo (DC) – 1,4%
Não sabe/não opinou – 6,6%
Nenhum/branco/nulo – 10,8%

Segundo turno

Nos cenários de segundo turno testados, Lula aparece numericamente à frente de seus potenciais adversários, embora esteja em situação de empate técnico com Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. O governador do Paraná, Ratinho Jr., foi o último testado e seria superado com certa facilidade pelo atual presidente, de acordo com o levantamento.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال