Nicolás Maduro é levado a tribunal federal em Nova York sob forte escolta

Foto: Reuters


O ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou nesta segunda-feira (5) ao tribunal federal do Distrito Sul de Nova York sob forte escolta policial. Está prevista uma primeira audiência por volta das 12h no horário local.

Maduro vai responder a acusações de corrupção e narcotráfico apresentadas pela Justiça dos Estados Unidos. Ele e a esposa, Cilia Flores, que também foi detida, foram levados no início da manhã de um centro de detenção no Brooklyn até o tribunal, em Manhattan, com o apoio de guardas armados e transporte aéreo.

A apresentação de Maduro à Justiça ocorre após uma operação conduzida pelos Estados Unidos no fim de semana, que resultou na captura do então presidente venezuelano em Caracas. A ação é considerada a maior intervenção americana na América Latina desde a invasão do Panamá, em 1989.

Segundo as acusações, Maduro teria chefiado uma rede internacional de tráfico de cocaína, com ligações a grupos criminosos como os cartéis mexicanos de Sinaloa e Los Zetas, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e a organização criminosa venezuelana Tren de Aragua.

Maduro, de 63 anos, nega as acusações e afirma que os processos movidos contra ele fazem parte de uma estratégia dos Estados Unidos para interferir na política venezuelana e ter acesso às reservas de petróleo do país.

A legalidade da operação americana também é discutida por representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), que acompanham os desdobramentos do caso.



Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال