O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta quarta-feira (7) a Operação Verão 2026, considerada a maior já realizada no estado. A ação vai até o fim do Carnaval e contará com R$ 15 milhões em investimentos, R$ 5 milhões a mais que no ano passado.
Todos os dias, cerca de 2 mil agentes de segurança vão atuar no litoral potiguar, do Norte ao Sul. Participam policiais militares e civis, bombeiros, peritos, agentes do Detran e da Polícia Penal, além do apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais. O número de agentes por dia aumentou 53%, e o investimento cresceu 50% em relação a 2025.
A Operação Verão terá postos fixos em Tibau, Grossos, Praia da Pipa, São Miguel do Gostoso, Touros, Rio do Fogo e na Rota do Sol, em Pium. Também haverá policiamento noturno nas praias.
Neste ano, a operação conta ainda com dois helicópteros e duas lanchas, que vão ajudar no resgate, no salvamento, na fiscalização ambiental e no policiamento do mar, incluindo áreas de preservação.
Segundo a governadora Fátima Bezerra, a operação tem como foco a proteção da vida, tanto de moradores quanto de turistas.
O secretário de Segurança Pública, Francisco Araújo, fez um alerta à população: evitar circular de carro na areia, não dirigir após beber, respeitar o sossego e não entrar no mar depois de consumir bebida alcoólica.
Já o comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, garantiu reforço total. “Vamos atuar nos 400 quilômetros de praias, inclusive à noite”, disse.
O Corpo de Bombeiros também reforçou as ações de prevenção a afogamentos, com equipes do litoral Sul ao Norte do estado.
Para o Governo, o investimento na Operação Verão e na recuperação de estradas ajuda a movimentar o turismo, gerar empregos e trazer mais segurança para quem escolhe o RN para passar o verão.
Tags
SEGURANÇA
