![]() |
| Depois dessa data, o cadastro será fechado e não será possível fazer alterações até depois das Eleições Gerais de 2026. |
Quem ainda não tirou o título de eleitor ou precisa resolver alguma pendência com a Justiça Eleitoral deve ficar atento. O prazo para regularizar a situação eleitoral, mudar o local de votação ou atualizar dados cadastrais termina no dia 6 de maio. Depois dessa data, o cadastro será fechado e não será possível fazer alterações até depois das Eleições Gerais de 2026.
O encerramento do cadastro acontece 150 dias antes do pleito, como prevê a Lei das Eleições. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro. Até o dia 6 de maio, é possível solicitar o primeiro título de eleitor, pedir transferência de domicílio eleitoral, atualizar informações pessoais no cadastro e regularizar pendências, como faltas em eleições anteriores. Os atendimentos são realizados nos cartórios eleitorais e nas centrais de atendimento da Justiça Eleitoral, conforme os horários definidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos, mas os jovens de 16 e 17 anos podem votar de forma facultativa. O alistamento eleitoral pode ser feito a partir dos 15 anos, mas quem se inscrever nessa idade só poderá votar em 2026 se completar 16 anos até o dia da eleição, 4 de outubro.
A Justiça Eleitoral garante atendimento a todos que procurarem os cartórios até 6 de maio, dentro do horário de funcionamento, inclusive no último dia do prazo. Para evitar filas e imprevistos, a recomendação é não deixar para a última hora e regularizar a situação o quanto antes.
